Quem fez?
A Rede Construir surgiu em 1997 no estado de São Paulo e, nos anos seguintes, foram criadas regionais em diversas partes do país. Em 2004 as regionais se uniram no grupo denominado Ação Brasil, que depois foi rebatizado para Federação Rede Construir. Com o crescimento de regionais, a rede passou a atuar em 9 estados brasileiros e, em 2021, já reúne mais de 240 lojas de materiais de construção.
Qual era o desafio?
O controle das informações é uma ferramenta poderosa para a tomada de decisões assertivas e há uma demanda crescente nas empresas por melhorar as ferramentas de gestão para tomada de decisão estratégica e fundamentada em dados. Mais precisamente, a tomada de decisão no sell out é fundamental para o direcionamento das estratégias de volumes de compras dos lojistas e os dados da rede nem sempre eram confiáveis. Em uma rede na qual os lojistas não usam um ERP unificado, as informações necessárias para análise desse indicador demoravam para chegar até o gestor da rede. O gestor regional demandava muitas horas para conseguir compatibilizar planilhas que nem sempre continham dados totalmente fidedignos. Muitos lojistas desconheciam os dados de vendas ou, ainda que tivessem os dados, não realizavam as análises adequadas. Além disso, as lojas associadas possuíam diferentes sistemas, o que dificultava a unificação de informações para tomada de decisões da rede.
O que a rede fez?
Com um olhar cada vez mais estratégico nos dados, a Rede Construir buscou desenvolver internamente uma solução segura e de baixo custo em termos de compartilhamento de dados, que possibilitasse a leitura de dados de sell out na mesma base para diferentes ERPs. A rede primeiramente avaliou e descartou a possibilidade de implantar um sistema ERP único para todas as 239 lojas do grupo, em função do alto custo e tempo de implantação. Por isso, buscou alternativas de softwares no mercado que possibilitassem visualizar informações de sell out unificadas. Após uma análise de mercado, decidiram desenvolver o software em parceria com uma startup. Para isso, a rede identificou uma startup para o desenvolvimento da ferramenta que consistisse em um painel para a visualização de gráficos via aplicativo ou computador. O projeto demorou dois anos para ser finalizado, desde a idealização dos primeiros desenhos, passando pelos testes, desenvolvimento e aprovação em assembleia. Após a finalização do software, houve o processo de integração do sistema junto aos lojistas. Para isso, a rede optou por contratar no mercado uma empresa focada em integração, para ganhar velocidade na sua implantação junto aos lojistas e à central da rede. O sistema é utilizado pelo gestor e lojistas da rede, mostrando os dados de forma simples e unificada. Permite que as informações do ponto de venda sejam rapidamente convertidas e analisadas, informando ao gestor da loja todas as informações do seu ponto de venda. O sistema permite realizar mais de 60 diferentes tipos de análises comparativas de desempenho de lojas, de vendedores, estoques e inadimplência, em tempo real. Existe uma hierarquia na visualização das informações via painel, sendo que os lojistas conseguem visualizar sua loja e o gestor da rede visualiza os dados da regional.
Quais foram os resultados?
Atualmente, quase a metade das regionais da rede já passou a usar o sistema, com um total de 60 lojas. O projeto já proporciona maior agilidade e assertividade na tomada de decisão da rede, com base em informações analíticas e confiáveis. Também padronizou e unificou as informações das lojas da rede, direcionando as informações coletadas para o nível da loja, regional da Rede Construir e Federação. Além disso, possibilitou a troca de experiências, ampliou a gama de indicadores e aprimorou o processo de medição de desempenho da rede. As informações geradas possibilitaram que a rede realizasse negociações mais aderentes para a demanda heterogênea de lojistas localizados em diversas partes do país, melhorando a assertividade no direcionamento dos produtos para os lojistas.
Quais são as recomendações para outras redes?
O projeto demonstra a importância de se buscar soluções que possam trazer informações precisas, com custo baixo e integração de plataformas diferentes. Ao implementar projetos como esse, as redes ajudam a difundir uma cultura de gestão estratégica do negócio dos associados.
Fonte: Gestão de Redes e Centrais de Negócios - Estratégias e práticas, Pr. Dr. Douglas Wegner e Aruana Rosa Souza Luz.
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