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Como mudar a relação com os fornecedores por meio da criação de um Centro de Distribuição?



Quem fez?

A Rede Tem foi fundada em 2005 com auxílio do Sebrae, no estado de São Paulo. Na época os participantes não tinham um horizonte definido sobre onde poderiam chegar por meio da cooperação, já que a prática era extremamente nova para o grupo. Segundo o gestor da rede, "já passamos por vários desafios, com a saída de parte dos associados e muitas vezes a entrada de outros empresários sem perfil associativista. Hoje estamos com um grupo homogêneo e empenhado no crescimento e desenvolvimento de suas empresas". A Rede Tem possui 24 associados e 25 pontos de venda (em 2018) na região de São José do Rio Preto, São Paulo.

Qual era o desafio?

A rede convivia com o desafio da baixa participação dos associados nas compras conjuntas. Em alguns casos as lojas ficavam desabastecidas e o associado acabava comprando de forma sistemática do mercado atacadista. Outra situação problemática era o gasto excessivo com campanhas publicitárias, decorrente do estabelecimento de metas irreais de compras junto a parceiros que não eram interessantes para as lojas.

O que a rede fez?

A rede resolveu mudar o foco e investiu em um Centro de Distribuição. Todas as verbas recebidas de fornecedores são revertidas para o CD. Como não são mais realizadas campanhas de sorteios, esses recursos são revertidos em estoque e aumento do mix comercializado. "Com a nova forma de trabalho deixamos de esperar a demanda do associado e começamos a trabalhar com estoque a pronta entrega, facilitando o dia-a-dia e deixando este associado buscar mercadoria no atacado. Passamos a ser um atacado para nossos associados". Com base nessa estratégia a rede contratou um serviço de entrega exclusivo para os associados, seguindo uma rota pré estabelecida e regulada com data e horário limite para o envio dos pedidos.

Qual foi o resultado?

A rede conseguiu diversificar os itens comercializados nas lojas. No formato anterior, muitos associados não faziam pedido de novidades por receio de encalhar os produtos. Com o serviço de entrega os associados não precisam mais colocar a sua frota para retirar mercadoria, resultando em economia e confiança dos vendedores, pois sabem que naquele dia vai chegar a mercadoria para seu cliente. Como a rede parou de pedir verbas de marketing para os fornecedores, chamou para negociar aqueles que realmente interessam e não os que pagam verba. "Mudamos a chave, deixando as lojas com mercadorias em sua prateleira e com as melhores marcas do mercado". A rede conseguiu diversificar os itens comercializados nas lojas. No formato anterior, muitos associados não faziam pedido de novidades por receio de encalhar os produtos. Com o serviço de entrega os associados não precisam mais colocar a sua frota para retirar mercadoria, resultando em economia e confiança dos vendedores, pois sabem que naquele dia vai chegar a mercadoria para seu cliente. Como a rede parou de pedir verbas de marketing para os fornecedores, chamou para negociar aqueles que realmente interessam e não os que pagam verba. "Mudamos a chave, deixando as lojas com mercadorias em sua prateleira e com as melhores marcas do mercado".



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