top of page
Buscar

Como integrar redes de um setor para fortalecer a competitividade e ampliar ganhos?

Em um cenário global cada vez mais competitivo, se faz necessário não apenas a formação de redes e centrais de negócios como também a integração de diferentes redes de um mesmo setor. Abaixo, conheça a Rede Integrada, uma rede que une oito redes de supermercados a fim de aumentar o poder de compra e ganhar o respeito de fornecedores.


Quem fez?

A Rede Integrada é uma rede criada em 2011 em Fortaleza (Ceará), composta por oito redes de supermercados de bairro que atuavam separadamente. É composta por 61 associados e um total de 82 pontos de venda (em 2021), constituindo-se em um caso de sucesso de redes que se juntaram com o objetivo de sobreviver no competitivo mercado de varejo de alimentos e tornaram o Ceará pioneiro na iniciativa.


Qual era o desafio?

As redes associativas de supermercados no Ceará eram de pequeno porte. Na maioria, eram formadas por 10 a 20 associados, com dificuldades para gerar ganhos de escala e obter boas condições na negociação com fornecedores. Além disso, havia uma rivalidade muito grande entre as próprias redes associativas. Como mencionado certa vez por um empresário, “éramos quase inimigos, você era meu concorrente, você tinha uma loja a 200 metros da minha, eu nem passava na sua e você nem passava na minha. Era aquela ‘Guerra Fria’, igual aos Estados Unidos e a União Soviética antigamente". Esse comportamento gerava perdas para todos, em razão da baixa capacidade competitiva das redes na comparação com as grandes redes varejistas.


O que foi feito?

A rede pediu ajuda ao Sebrae para articular uma reunião com representantes de várias redes. A proposta inicial era que nesse novo modelo as redes se juntassem, mas continuassem sendo administradas de forma independente. O maior objetivo era unir as redes para se fortalecer, aumentar o poder de compra e ganhar o respeito de fornecedores. Como sistemática, a cada mês o encontro era na sede de uma rede associada. Após um ano todas as reuniões passaram a ser na sede da Extra Brasil, onde permaneceram até que acontecesse a mudança para a 1ª sede da Rede Integrada.


Qual o resultado?

A Rede Integrada conta com a participação de oito redes da região Metropolitana de Fortaleza: Hiper Rede, Mega Rede, Super Brasil, Super Nossa, Super Forte, Unirede, Mega Rede, Rede Sucesso e Rede Única. O objetivo da Rede Integrada era evoluir de oito para uma, o que aconteceu no ano de 2017, tornando-se uma única associação. Hoje a rede tem um centro de distribuição próprio, compra direto da indústria e vende para os associados com margem de lucro baixa (somente para retirar as despesas de operação). A fusão aumentou sensivelmente o poder de negociação da rede e os resultados dos associados.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page