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Como executar uma estratégia de marketing que promove a rede nas plataformas digitais?

Com advento das redes sociais, empresas têm percebido novas ferramentas para engajar clientes e prospects de modo a estabelecer uma relação com os consumidores da marca. Engajar clientes é essencial no que se refere a consolidação da imagem da rede em um mercado cada vez mais competitivo. Entre as vantagens de engajar clientes através das redes sociais, cita-se a diminuição das taxas de churn rate, aumento nas taxas de atração e fidelização, diminuição do CAC (Custo de Aquisição por Cliente) e aumento no volume de vendas. Abaixo, conheça a estratégia adotada pela Hagebau para promover a rede nas plataformas digitais e gerar repercussão nas redes sociais, de modo a engajar seus clientes.


Quem fez?

A Hagebau é uma rede com sede na Alemanha que reúne empresas independentes do segmento de materiais de construção. Criada em 1964 por 34 empresários, a rede possui 370 associados e um total de 1750 pontos de venda em oito países, com um faturamento total de 6,5 bilhões de Euros (2017). Esses números colocam a rede Hagebau como uma das 500 maiores empresas da Alemanha, ocupando a posição 110 no ano de 2015.


Qual era o desafio?

A presença online representa um dos grandes desafios para as redes alemãs de todos os segmentos. Concorrentes gigantes como Amazon vem provocando mudanças significativas no mercado, oferecendo preços baixos e conveniência de entrega. Não basta às redes criar plataformas digitais para venda dos seus produtos; é preciso engajar os clientes e gerar repercussão positiva nas redes sociais para fazer frente aos grandes players do mercado on-line.


Como a rede fez?

A Hagebau criou uma estratégia de marketing chamada "Do it yourselfies" - um trocadilho com o termo "Do it yourself" ou Faça você mesmo. Essa estratégia consiste em postar vídeos curtos na forma de tutoriais, ensinando os clientes a construírem floreiras, estantes, mesas, móbiles, luminárias e até um carro de kart a partir de materiais simples encontrados nas lojas da rede. No e-commerce e nas lojas da Hagebau é possível encontrar os kits com todos os materiais necessários para construir os produtos. Além disso, os clientes são incentivados a postar fotos das suas criações para engajar outras pessoas, daí o termo "Do it yourselfies".


Qual o resultado?

A rede conseguiu atrair a atenção de um público que cresce significativamente na Europa: pessoas interessadas em ideias criativas que elas próprias possam colocar em prática (do it yourself) e dar seu toque pessoal, sem a necessidade de conhecimentos técnicos especializados. Além disso, a sugestão de postar o resultado das criações apela para a autoestima dos clientes e o desejo de ter suas produções reconhecidas pela sua rede social. A estratégia gerou mais de 25.000 curtidas no Facebook e 10 milhões de visualizações dos vídeos. Além das vendas, a estratégia gerou forte engajamento dos clientes e o reconhecimento da rede nas mídias sociais. Como resultado, a Hagebau foi reconhecida com o Kreativpreis 2018, concedido pelo Mittelstandsverbund - a Federação Alemã de Redes - às estratégias mais criativas e bem sucedidas adotadas pelas redes de todos os setores.


Fonte: "Redes, Alianças e Parcerias: ferramentas e práticas para a gestão da cooperação empresarial”(2019), Douglas Wegner.

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