Sustentabilidade e Inovação: um casamento próspero para todos

Aliando sustentabilidade e inovação para promover geração de lucro econômico e socioambiental.


#sustentabilidade #inovação



A quem interessa esta pesquisa? Gestores de empresas e formuladores de políticas públicas de apoio as empresas


Sobre o que trata? A gestão de sustentabilidade nas empresas é vista ainda por muitos gestores como algo oneroso e sem o retorno financeiro desejado. Esta pesquisa demonstra que, ao se preocupar com os impactos socioambientais dos negócios e sua responsabilidade frente à sociedade, uma empresa desenvolveu maneiras inovadoras para se tornar mais sustentável e, ao mesmo tempo, lucrativa. A pesquisa mostra que a empresa passou por mudanças relevantes quanto à sua estrutura interna, principalmente sua cultura organizacional e na relação com empresas parceiras pertencentes a suas cadeias de suprimentos. Como resultado a empresa aumentou seus índices de satisfação/motivação internos e estreitou laços com fornecedores, solucionando problemas antigos de gestão de relacionamento com os parceiros, aumentando a produtividade e conquistando novos mercados.


Que resultados esta pesquisa apresenta? A pesquisa apresenta uma descrição das principais alterações no modelo de gestão e na cultura organizacional na empresa. A empresa realizou debates em todos os setores para discutir o futuro da empresa no mercado. Com base nos feedbacks e no suporte de uma consultoria em sustentabilidade, a empresa passou a fazer alterações na estrutura de seu modelo de negócios, tais como: (1) análise do portfólio de produtos e seus impactos socioambientais; (2) análise sobre a cadeia de suprimentos e pontos críticos a serem ajustados; (3) educação e formação de seus colaboradores sobre o significado e importância do conceito sustentabilidade. Com base no mapeamento de processos, produtos e relacionamentos a empresa identificou pontos cruciais para serem trabalhados na sua estrutura, levando em consideração a sua orientação para a sustentabilidade. A empresa criou um laboratório de inovação social que a possibilitou a gerar seu novo portfólio de produtos, estabeleceu uma nova estrutura gerencial baseada em colegiados e criou novos canais de relacionamento com fornecedores estratégicos.


Na prática, como aplicar esses resultados? O exemplo citado é rico em fatos que comprovam que inserir processos para uma gestão sustentáveis através da inovação gera uma situação ganha-ganha. O estudo apresenta uma relação de ações e estratégias adotadas que podem ser replicadas por outros negócios. O objetivo é também mostrar os ganhos competitivos e financeiros que as empresas podem ter ao casar sustentabilidade com inovação.


Como podemos ajudar? Se você tiver interesse em fazer seu negócio mais sustentável e inovador, pode nos procurar para uma análise ou diagnóstico da sua empresa. Se quiser ajuda para interpretar os resultados ou para discutir detalhes e estratégias específicas para a sua empresa, contate-nos. A interação pode ser presencial ou online, de acordo com o seu interesse.


Acesse a pesquisa completa clicando aqui.

Contate a pesquisadora: Daiane Neutzling (daineutzling@gmail.com)


Copyright (2020) Academia da Cooperação