Buscar

Práticas para a Gestão da Cooperação


Atuar em rede só faz sentido quando os participantes conseguem criar e efetivamente implementar uma estratégia coletiva.


O caso da Rede Clip é emblemático porque mostra como um conjunto de pequenas e médias empresas conseguiu implementar uma estratégia de marca que gerou significativa vantagem aos membros.

Como criar uma marca forte para sobreviver e crescer em um mercado competitivo e que passa por mudanças significativas? Quem fez? A Clip é uma rede de papelarias composta por 45 lojas, distribuídas em 34 cidade do estado do Rio Grande do Sul. Criada em 2004 a partir da união de lojistas que faziam parte da Rede Brasil Escolar (com Sede em São Paulo), a rede oferece um mix de produtos como livros, material escolar, material para escritório, informática, brinquedos e artigos para presente organizados em três categorias: Casa, Escola e Escritório. Esta união possibilitou a formação da maior Rede Multilojas do sul do Brasil. Qual era o desafio? Os associados da rede eram identificados de maneira muito fraca com a marca "Rede Brasiles RS", primeiro nome adotado. Não havia um padrão visual que causasse impacto no mercado e chamasse a atenção do público-alvo das lojas da rede. Em função disso, as promoções eram realizadas pelos lojistas com seus nomes individuais. Essa situação dificultava as ações da rede, em um mercado muito competitivo. Além disso, nos últimos 10 anos houve uma redução houve uma redução de 29% do número de papelarias e livrarias no Brasil. Somente no Rio Grande Sul foram fechados 2.449 pontos de venda nesse período, indicando os desafios para continuar operando nesse setor de negócios. Como a rede fez? Em 2014 os associados da rede entenderam que era necessário criar uma nova identidade visual para se destacar no mercado. Apenas negociar com fornecedores não era mais suficiente para que as papelarias se mantivessem competitivas. Em 2015, com a aprovação e o registro da marca Rede Clip, foi acordado que todos iriam adotar a fachada para o lançamento da marca e que a conversão deveria ser feitasimultaneamente para causar impacto. Inicialmente houve um trabalho interno, passando previamente todo o projeto aos associados, colaboradores e fornecedores. A comunicação da mudança de marca foi feita em todos os canais: TC, rádio, jornal e rede socias, atingindo todas as cidade onde há lojas da rede. Qual foi o resultado? Em setembro de 2015, todasas lojas foram remodeladas e padronizadas simultaneamente, gerando grande impacto no mercado. A adoção de um padrão visual para todas as lojas e o forte investimento em campanhas de marketing para reforçar a fixação da marca gerou resultados positivos para todos os associados. Isso fica evidente na noção de perteciemnto e paixão que os associados sentem pela marca Rede Clip. Embora seja uma marca jovem, ela já tem amplo reconhecimento no mercado. Ao fechar dois anos de lançamento da marca, a rede registrou um crescimento de 57,1% no faturamento total dos associados. Além disso, com ênfase na marca, várias lojas foram ampliadas e novas filiais foram abertas.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo