Buscar

Orientação empreendedora em empresas de pequeno porte e seu impacto no desempenho


Compreender como o ambiente organizacional é capaz de influenciar a orientação empreendedora e o desempenho de empresas de pequeno porte tem sido um desafio em meio as mudanças do ambiente externo.


Buscando contribuir a está discussão os pesquisadores Alessandra Cassol, Dra, Marcelo Roger Meneghatti, Alessandra Demite Gonçalves de Freitas e Lucilene Gubert investigaram 356 empresas localizadas na mesorregião Oeste de Santa Catarina.


Quer conhecer mais sobre este estudo clique aqui: https://lnkd.in/gEgTkvj


Artigo: Com orientação de analisar se o ambiente organizacional é capaz de influenciar a orientação empreendedora e consequentemente impactar o desempenho de empresas de pequeno porte (EPP) realizou-se um estudo com 356 empresas do oeste de Santa Catarina. A orientação empreendedora (OE) caracteriza-se pelos processo estratégicos que auxiliam o gestor na tomada de decisão sendo definida pela capacidade do empreendedor de agir antecipadamente, possuir capacidade de inovar e assumir riscos (Miller, 1983). Este comportamento pode ser influenciado pelo ambiente organizacional ao qual a empresa está inserida. Este ambiente é caracterizado pelo dinamismo ambiental, complexidade ou nível de incerteza e a munificência que esta relacionado a disponibilidade ou falta de recursos no ambiente (Dess e Beard, 1984).

A partir dos resultados desta pesquisa, curiosamente constatou-se que o ambiente organizacional não é capas de influenciar a orientação empreendedora das empresa investigadas. Ou seja, os gestores não consideram a influência do ambiente externo no gerenciamento do negócio e na tomada de decisão estratégica. Entretanto, comprovou-se que a orientação empreendedora do gestor é capaz de potencializar o desempenho das empresas, proporcionando assim melhores resultados e maior competitividade. Os detalhes da pesquisa estão publicados na versão completado paper.


Alessandra Cassol, UnC

Marcelo Roger Meneghatti, Unioeste

Alessandra D.G. Freitas, São Judas

Lucilene Gubert, UnC


#inovação#inovação#pmpaunc#unc




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo