Buscar

On strategic networks

O artigo "On Strategic Networks", publicado por JC Jarillo em 1988 no Strategic Management Journal é um clássico de Redes e Relações Interorganizacionais. Em abril de 2021 este artigo já recebeu mais de 5.000 citações, segundo o Google Scholar.


Jarillo mostra que as redes não são formadas apenas para reduzir custos de transação, como a Teoria de Custos de Transação preconiza. Pelo contrário, elas são criadas para alcançar objetivos estratégicos. Além disso, contradizendo a TCT, Jarillo argumenta que gestores podem promover a confiança ao estabelecer relações de cooperação, gerando ganhos mútuos.


Redes não são um jogo de soma zero, mas um jogo de soma positiva em que os envolvidos geram valor, ao invés de apenas capturar valor uns dos outros. Logo, as redes são uma nova forma de organização que demanda novas práticas de gestão, muito além dos contratos preconizados pela economia clássica.


Se você ainda não leu, coloque na sua lista. "On Strategic Networks" é um must read na área de Redes, Cooperação e Relações Interorganizacionais.

Para ler aqui: clique aqui.


#gestão#cooperação#redes




0 comentário