As empresas cooperam em redes para acessar recursos necessários à competição. Em muitos casos, os recursos proporcionais pelas redes podem se tornar únicos ao longo do tempo. Nesse artigo, analisamos como se desenvolve a relação de interdependência rede-empresa a empresa-rede ao longo da evolução das redes interorganizacionais.
Realizamos uma pesquisa com redes que se encontravam em fases distintas de evolução: Formação (3 redes), Desenvolvimento (4 redes) e Profissionalização (3 redes). Ao todo, foram realizados 30 entrevistas com presidentes e participantes de redes.
Dentre os principais resultados da pesquisa, percebemos uma clara inversão na relação de interdependência investigada. Nas fases iniciais de formação de redes, estas são dependentes das empresas. À medida que as redes se estruturam e geram vantagens competitivas e recursos faltantes às empresas, estas é que se tornam dependentes. Esses resultados mostram que tanto as empresas quanto as redes precisam compreender as relações de interdependência para obter os maiores resultados possíveis.
Artigo completo: clique aqui.
Leander Luiz Klein, UFSM
Breno Augusto Diniz Pereira, UFSM
Comentários