Buscar

Habilidades gerenciais em empresa ambidestras de baixa intensidade tecnológica


A remodelagem de negócios é fator indispensável para a sobrevivência das empresas, até mesmo para aquelas empresas situadas em mercados de baixa intensidade tecnológica. Acompanhamos durante sete anos, em profundidade, uma empresa química que passou por mudanças estruturais significativas durante sua trajetória. A ambidestras é uma capacidade chave que garantiu a sobrevivência dessa empresas no longo prazo por mais de 50 anos.

Ambidestria trata-se da capacidade da empresa em aumentar a participação em mercados - focando em melhorias incrementais para produtos já consolidados - a medida que investe em inovação para desenvolvimento de soluções para novos mercados.

Gestores de suprimentos são atores chaves para promover a ambidestria nas organizações. Com esse estudo, buscamos entender quais habilidades caraterizam gestores de suprimentos em empresas ambidestras. Descobrimos sete habilidades gerenciais importantes para possibilitar a ambidestria: visão holística e focada dos gestores; experiências anteriores dos gestores em múltiplas áreas funcionais; conhecimento técnico do gestor; abertura do gestor para conectividade em rede; abertura para compartilhar ideias com outros gestores; empatia; e capacidade empreendedoras. Ficou interessado? Clique aqui. Aruana Rosa Souza Luz, Unisinos

Iuri Gavrionski, Unisinos


0 comentário