O gerenciamento de stakeholders, que são os grupos/indivíduos que afetam e são afetados pela empresa (como clientes, funcionários, fornecedores, comunidade e acionistas), tem ganhado destaque no contexto da gestão estratégica, devido ao seu potencial para criar vantagens competitivas para a empresa e melhorar desempenho organizacional de uma forma geral.
Neste estudo, investigamos como o poder e a importância estratégica dos stakeholders afetam a distribuição de valor feita pela empresa em uma amostra de 152 empresas brasileiras de capital aberto. Como resultado, encontramos que a importância estratégica do stakeholder para a empresa tem uma influência maior do que seu poder em relação ao valor que este stakeholder recebe da empresa.
Os resultados apoiam as seguintes orientações aos gestores: - Distribua valor para os stakeholders que podem ajudá-lo a criar mais valor. - Seja criativo nos tipos de valor que você distribui para eles.
- Preste atenção ao que seus stakeholders realmente querem!
- Em seguida, dê-lhes visivelmente mais do que aquilo que esperam. Com o tempo, o resultado será uma reciprocidade positiva que ajudará você a criar ainda mais valor a partir dos maiores esforços ou investimentos desse stakeholder na sua empresa.
Artigo completo: clique aqui.
João Maurício Gama Boaventura, FEA - USP
Douglas A. Bosse, University of Richmond
Keysa Manuela Cunha de Mascena, UNIFOR
Greici Sarturi, UFSM
Comments