Em um mercado cada vez mais competitivo, as redes associativas visam trazer vantagens aos seus associados. Desse modo, a criação de uma central de negócios é primordial no que tange a consolidação de práticas colaborativas, pois trata-se de um fator auxiliador para os processos de geração de ganhos de escala e torna os associados aptos a competir com as grandes multinacionais. Abaixo, conheça a prática adotada pela RedeCen para gerar melhores negociações junto aos bancos e fornecedores.

Quem fez?
A RedeCen é uma central de redes ou rede de redes do setor de varejo de alimentos, com sede no Rio Grande do Sul. Iniciou suas atividades em 2010 e é composta por 18 redes de supermercados que reúnem 611 lojas em 221 municípios gaúchos. Sua missão é realizar ações que promovam a união associativa, visando o fortalecimento das redes, a rentabilidade operacional e a visibilidade corporativa.
Qual era o desafio?
O principal desafio da Redecen era gerar melhores negociações de recebíveis junto aos bancos e fornecedores, podendo assim fazer frente com a concorrência das multinacionais do setor, promovendo ações para a união associativa. Estas ações almejam o fortalecimento das redes, a representatividade institucional no setor, a rentabilidade operacional e a visibilidade corporativa.
Como a rede fez?
As redes associativas gaúchas uniram seu volume de compras, originando uma central de negócios que gerou um canal direto com potenciais fornecedores. Cada rede que integra a RedeCen possui sua gestão própria, porém todos tem que se adequar a um modelo único da central. A central teve em seu planejamento inicial dar maior representatividade às Redes associadas, ampliar as negociações com fornecedores/bancos e possuir uma gestão estratégica alinhada com as redes pertencentes à central. O intercâmbio de informações entre os associados integrantes da RedeCen reflete no fortalecimento do pequeno e médio empresário. O poder de compra gerado pela central é evidenciado nas negociações dos recebíveis de cartões, além do fortalecimento através da união e confiança de todos os seus associados.
Qual o resultado?
A união das redes possibilitou a redução da taxa de recebíveis dos bancos e cartões, bem como proporcionou maior poder de compra junto a fornecedores. Além disso, a central possui representatividade nos comitês do setor de supermercados e varejo no âmbito estadual e nacional. O sucesso da central está alicerçado nos parceiros e fornecedores, possibilitando que as pequenas e médias empresas gaúchas mantenham-se competitivas. Também permite que os fornecedores tenham este canal como opção, não ficando sob a pressão dos gigantes varejistas, assegurando melhores produtos e condições para a comunidade.
Comments