Como redes de empresas se desenvolvem e alcançam a consolidação?

Atualizado: 1 de Set de 2018

Pesquisa propõe um modelo para avaliar o nível de desenvolvimento das redes



A quem interessa esta pesquisa? Gestores de redes de empresas e centrais de negócios, Órgãos de apoio à cooperação e Formuladores de políticas públicas de apoio a pequenas empresas


Sobre o que trata? Embora mais de 1.000 redes tenham sido formadas no Brasil nas duas últimas décadas, poucas alcançaram a consolidação no mercado. Grande número de redes não consegue alcançar os resultados esperados e, segundo dados do Sebrae, muitas acabam se dissolvendo. Para criar estratégias de consolidação, gestores de redes precisam conhecer o nível atual de desenvolvimento da sua rede e identificar as estratégias corretas para levar a rede ao nível seguinte.


Que resultados esta pesquisa apresenta? A pesquisa apresenta um modelo que descreve como as redes e centrais de negócios se desenvolvem ao longo do tempo, passando por seis estágios: (1) concepção da rede, (2) nascimento e formalização, (3) desenvolvimento, (4) consolidação, (5) declínio e por último a (6) dissolução. Para identificar o estágio de desenvolvimento de uma rede é preciso analisar dois grandes pilares. O primeiro pilar é chamado de pilar organizacional das redes, ou seja, como é realizada a governança, a gestão, serviços oferecidos aos associados e comunicação interna e troca de informações. O segundo pilar é chamado de pilar relacional das redes, isto é, confiança entre associados, confiança na gestão, liderança na rede e o comprometimento e participação dos associados nas atividades realizadas. A consolidação somente é possível quando todas essas dimensões estão em alto nível na rede.


Na prática, como aplicar esses resultados? Desenvolvemos uma ferramenta simples, que indica o nível de desenvolvimento de redes e centrais de negócios a partir de informações fornecidas pelos associados. Além de informar o estágio atual de desenvolvimento, essa ferramenta aponta as dimensões que são pontos fortes da rede e aquelas que necessitam de desenvolvimento. Com base nessas informações, a rede pode realizar um fórum de gestores com o objetivo de desenvolver um plano estratégico que a aproxime da consolidação, elaborando estratégias e ações coerentes com o estágio em que se encontra.


Como podemos ajudar? Você pode realizar o diagnóstico da sua rede clicando aqui. Se quiser ajuda para interpretar os resultados ou para discutir detalhes e estratégias específicas para a sua rede, contate-nos. A interação pode ser presencial ou online, de acordo com o seu interesse.


O artigo completo sobre essa pesquisa pode ser acessado clicando aqui.


Copyright (2020) Academia da Cooperação