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Como qualificar a gestão e melhorar os resultados de redes utilizando softwares de gestão?

A geração de resultados exige uma série de práticas e cuidados dentro do sistema colaborativo. Uma delas trata-se do compartilhamento organizado e atualizado de informações. Ainda, dentro do âmbito relacional, é de extrema importância que as redes mantenham um canal de comunicação aberto e ágil com seus associados. Tratando-se disso, conheça abaixo a prática adotada pela Rede Seridó por meio da utilização de um software especializado.


Quem fez?

A Rede Seridó é uma rede de 20 pequenos e médios supermercados que atuam na região do Seridó, no Rio Grande do Norte. Foi criada em 2003, quando dois supermercadistas buscaram o Sebrae para obter apoio na formação de uma rede que pudesse ajudá-los a conseguir melhores condições de negócios e capacitação para associados e funcionários. A atuação coletiva proporcionou o desenvolvimento das lojas, a implantação de uma cultura de gestão por metas, a participação em feiras e a troca de experiências entre associados


Qual era o desafio?

Embora a rede conseguisse gerar resultados para os seus membros, a gestão era realizada por meio de controles manuais e o gestor executivo dependia excessivamente do comprometimento dos associados para gerar informações atualizadas e confiáveis que pudessem ser utilizadas nas negociações com fornecedores e na definição de ações de marketing. Também havia dificuldades em manter um canal de comunicação aberto e ágil com os seus associados.


O que a rede fez?

A Rede Seridó investiu na profissionalização da sua central e adotou o software de gestão Área Central, desenvolvido especialmente para atender às necessidades de redes e centrais de negócios. Todos os associados passaram a utilizar o software com o objetivo de gerar informações atualizadas para a central, tornando possível tomar decisões mais ágeis e com melhores resultados. A central passou a se abastecer das informações geradas por cada associado e, ao mesmo tempo, qualificou o repasse de informações a cada lojista.


Quais foram os resultados?

A implantação do software Área Central trouxe uma série de benefícios à rede. Primeiramente, tornou possível aos gestores da rede consultar diretamente todas as notas fiscais geradas pelos fornecedores para cada lojista, seja uma compra por meio da rede ou realizada individualmente. Com isso, é possível saber exatamente as condições de compra de cada lojista e utilizar essa informação para melhorar os resultados da negociação com fornecedores. Quando um lojista adquire com preço menor ou condição melhor, essa informação é utilizada pelos gestores da rede para beneficiar o conjunto dos lojistas. O monitoramento de todas as notas fiscais também facilita a cobrança das bonificações de cada fornecedor. Outro benefício do uso do software pela central da rede é a disponibilização de todas as informações financeiras aos associados, com total transparência de receitas e despesas. Os próprios associados podem auditar as finanças da rede, identificando valores investidos em cada rubrica. Por meio do software a rede também consegue organizar o trabalho das equipes de gestão e disponibilizar todos os materiais promocionais para acessar a qualquer momento. Além de ganhos econômicos, essa ação gerou maior comprometimento com a rede, já que todas as atividades ficaram mais transparentes.



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