top of page
Buscar

Como profissionalizar a gestão por meio da formação de uma rede que oferece serviços de apoio?



Quem fez?

A Farmarcas é uma associação com sede em São Paulo, criada em 2012 para administrar redes de farmácias. A proposta da Farmarcas é unificar as atividades administrativas das 9 redes de farmácias associadas em uma única central, proporcionando aumento em escala, maior poder de negociação comercial, unificação de processos e redução de custos operacionais. A associação auxilia as redes associadas em quatro pilares: Comprar Bem, Administrar com Eficiência, Vender Mais e Aprender Sempre. As redes vinculadas à Farmarcas contam com mais de 800 farmácias associadas, em 21 estados brasileiros (dados de 2018).


Qual era o desafio?

Em um ambiente extremamente competitivo - no Brasil existem dezenas de redes de farmácias e aproximadamente 78 mil pontos de venda, entre redes associativas e redes de filiais - é fundamental para as redes crescer em número de pontos de venda. O número de lojas é essencial para garantir parcerias vantajosas com os fornecedores e poder oferecer serviços de suporte que auxiliem as farmácias a operar de forma profissional. O desafio da Farmarcas era aumentar o número de redes atendidas e consequentemente de farmácias associadas e, ao mesmo tempo, garantir uma gestão profissional e padronizada a todas essas farmácias para torná-las mais competitivas.


O que a rede fez?

A Farmarcas mapeou e organizou a Jornada do Associado, um processo detalhado que consiste em acompanhar cada novo associado (cada nova farmácia) em todas as etapas de entrada em uma das redes parcerias. Essa jornada começa com a captação de novos interessados em fazer parte de alguma das nove redes atendidas, análise do perfil do empresário e do ponto comercial (setor de expansão), contratualização e adesão (setor financeiro), seguido do desenvolvimento do projeto para padronização da loja e atendimento aos requisitos da rede. Esse processo é realizado com o acompanhamento de "anjos", que dão suporte ao lojista nos treinamentos, organização da loja e da reinauguração do ponto de venda que aderiu a uma das redes.



Qual foi o resultado?

A Farmarcas ampliou o número de farmácias vinculadas de 489 em 2016 para 854 em 2018. As metas para 2019 eram alcançar 1.100 lojas no Brasil e se consolidar como 4º maior grupo do varejo de medicamentos. Em 2021, a Farmarcas conta com mais de 1000 farmácias e gerencia 11 redes em 24 estados brasileiros, além de ser o 4º maior grupo do varejo farmacêutico e líder no associativismo e a melhor empresa para se trabalhar em sua categoria pelo GPTW.

Para o ano de 2022 a meta é chegar a 2.200 lojas.



0 comentário

Комментарии


bottom of page