Que as tecnologias estão avançando rapidamente, todos sabemos. Os avanços proporcionados pela ciência e inteligência artificial trazem mudanças significativas para a sociedade, seja em casa ou no trabalho. No mundo corporativo e empresarial, não é diferente: o atual cenário faz com que empresas tenham de se adaptar e fazer parte de um mundo movido pelas oportunidades tecnológicas.
Abaixo, conheça as práticas adotadas pela Ariston-Nord-West-Ring, rede multissetorial na Alemanha, que buscou preparar seus associados para as mudanças na área do varejo.
Quem fez?
A Ariston-Nord-West-Ring (ANWR) é uma rede multissetorial que iniciou suas atividades em 1919 na cidade de Hamburgo - Alemanha. O formato atual da rede é resultado de fusões com outras redes, criação de modelos de franquias e conceitos de negócios nos setores de varejo de calçados, materiais esportivos e produtos em couro. A rede tem mais de 5.500 associados e gera um volume de negócios de R$ 8,7 bilhões de euros (em 2018). Também foi a criadora do primeiro portal online para venda de calçados na Alemanha.
Qual era o desafio?
O varejo vem passando por significativas mudanças em razão da transformação digital e da entrada no mercado de consumidores que são nativos digitais. O modo de fazer negócios em um ambiente com consumidores empoderados exige que as empresas se atualizem. O desafio da rede é fazer com que milhares de empreendedores reflitam sobre as mudanças do varejo e criem uma cultura digital em seus negócios, capaz de atender às expectativas desse novo consumidor.
Como a rede fez?
A ANWR desenvolve o que denomina de Zukunftsforum - ou Fórum do Futuro - um encontro que tem como objetivo atualizar os associados com informações sobre tecnologia, mercado e consumo. Esse Fórum é realizado no Campus onde fica a sede da rede e reúne parceiros, associados e convidados para tratar de ideias inspiradoras para o futuro do varejo. Além disso, os temas abordados pela rede no fórum tem como objetivo sensibilizar os associados para a inevitabilidade da transformação digital e a necessidade de se atualizar.
Qual o resultado?
A segunda edição do Fórum, em 2018, contou com a presença de 750 associados e 160 expositores, entre fornecedores, parceiros de negócio e startups que trazem inovações tecnológicas para o varejo. O foco central das palestras e discussões girou em torno da jornada do consumidor e da jornada dos produtos. Fornecedores auxiliam a rede a aperfeiçoar a jornada dos produtos e fazer com que cheguem ao consumidor com as melhores condições para gerar vendas. A jornada do consumidor buscou sensibilizar os associados para a importância de criar experiências para os consumidores, tanto por meio do atendimento nas diversas plataformas como também por meio de tecnologias atuais e em desenvolvimento que aprimorem o processo de compra. O presidente do conselho da ANWR argumentou que a transformação começa por cada associado da rede reconhecendo que neste novo cenário de hipercompetição o consumidor não aceita mais que algo seja impensável, inviável ou impossível de realizar. O fórum é uma iniciativa permanente da rede para garantir a reflexão sobre temas importantes que afetarão o futuro da rede e dos associados.
Fonte: "Redes, Alianças e Parcerias: ferramentas e práticas para a gestão da cooperação empresarial”(2019), Douglas Wegner.
Kommentare