O sucesso de uma empresa pode ser sustentado pelo seu grau de inovação. Assim, a inovatividade é capacidade da empresa em apoiar novas ideias, métodos e experimentos que podem gerar novos produtos, serviços ou processos.
Em uma pesquisa com 228 PMEs localizadas no oeste de SC investigamos que a capacidade absortiva (capacidade de aprender e aplicar o conhecimento na empresa) é capaz de influenciar a inovatividade. Verificamos que as empresas são capazes de adquirir o conhecimento externo, porém apresentam dificuldades para assimilar e aplicar este conhecimento. O que conduz a compreensão de que construir e desenvolver rotinas associadas à apropriação do conhecimento externo pode melhorar as condições para inovar. Contudo, observamos que o contexto do ambiente ao qual as empresas estão inseridas é capaz de influenciar e direcionar as ações dos gestores. Os detalhes da pesquisa estão publicados na versão completa do paper. Quer saber mais? Clique aqui.
Alessandra Cassol, UnC Débora Zanesco, UnC Cibele Barsalini Martins, UFSC
Márcio Luiz Marietto, UnC
Comentarios