Quem fez?
Em fevereiro de 2007 alguns empresários do Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, se reuniram com auxílio do Sebrae para formar uma central de compras, em busca de volume de compras e trocas de informações do setor de materiais de construção. Após alguns anos, a Rede Hipermac definiu uma sede para fazer reuniões e estocar produtos comprados em conjunto. Após mais alguns anos houve nova necessidade de ampliação, passando para um espaço com 3 salas de reuniões, sala administrativa, recepção, um galpão de 1.300m² e um terreno de 7.000m² para armazenamento de mercadoria.
Qual era o desafio?
Os maiores desafios da rede nos primeiros anos de atividade foram o espaço restrito existente para desenvolver suas atividades e a dificuldade de adequação das empresas ao sistema cooperativo de trabalho. Muitos resistiam a adequar suas lojas para o modelo definido em reuniões. Mesmo que a decisão tivesse sido coletiva, não havia total adesão às estratégias coletivas definidas, dificultando a atuação em rede e reduzindo a motivação dos participantes. Com isso a rede alcançava limitado alinhamento entre os associados e os ganhos de sinergia eram inferiores às possibilidades.
O que a rede fez?
A rede recebeu o acompanhamento do Sebrae nos primeiros anos de existência. A reunião semanal presencial de todos os sócios foi um dos grandes marcos da rede. Além disso, a divisão de tarefas em comissões de Compras, Financeiro, Marketing, Planejamento e Conselho Fiscal foram mudanças e aperfeiçoamento realizados no decorrer dos anos em seu modelo de governança. A rede também deixou de ser uma associação sem fins lucrativos, para ser uma empresa com fins lucrativos. Foi elaborado um acordo de cotistas entre todos os sócios, para que houvesse harmonia no trabalho coletivo e fosse possível promover maior alinhamento estratégico dos participantes.
Qual foi o resultado?
As ações de aperfeiçoamento da rede geraram uma série de resultados positivos, como a formação de um Centro de Distribuição, que serve de apoio para todos os associados, fortalecendo os pontos de venda. As mudanças na governança, com a criação de comissões, melhorou a troca de informações entre associados e levou à busca constante de aperfeiçoamento dos pontos de venda. O faturamento de todas as lojas aumentou em decorrência do suporte que a rede proporciona para o associado individual. Além disso, a adequação das lojas ao modelo definido gerou sinergia para todos os participantes.
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