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Como melhorar as ações de marketing, entregar campanhas melhores e obter resultados mais efetivos?

As ações de marketing, além de gerar valor, constroem pontes entre a empresa e o público, de modo a conquistar a fidelidade desse. Através dessas ações que são criadas estratégias de comunicação e de vendas que superam a concorrência. Portanto, a padronização da publicidade ajustada às estratégias de uma rede é essencial no que tange a geração de ganhos. Visto isso, a rede Construai, do setor de construção no estado de Minas Gerais, descobriu que uma equipe de marketing poderia facilitar a divulgação e fixação da marca na região. Abaixo, conheça mais do que foi feito.


Quem fez?

A Rede Construai é uma rede de lojas independentes de materiais de construção criada em 2006 por 12 empresários mineiros. O grande desafio na época foi iniciar uma estrutura que não tinha referência no estado, pois a rede foi a primeira no segmento de construção. A necessidade veio com base em conseguir melhores preços com os fornecedores e unir forças para garantir a sustentabilidade do mercado. Hoje a rede possui diversos serviços ao associado e não está ligada exclusivamente a compras, pois o desafio do empresário que integra uma rede como a Construai é tornar-se competitivo em um mercado cheio de redes associativas onde a única forma é se diferenciar em atendimento, marketing, merchandising e pós-vendas. A Construai possui um quadro de funcionários composto por um gestor executivo, sete funcionários administrativos e dois consultores fixos, de Marketing e Recursos Humanos.


Qual era o desafio?

A rede enfrentou um problema relacionado à divulgação e fixação da marca na região de atuação dos associados. Embora possuísse uma arrecadação alta para ações de marketing, a publicidade feita pela rede não gerava atenção suficiente do público, alocando os recursos em mídias que não traziam os resultados esperados para o segmento de materiais de construção. Os materiais de divulgação eram produzidos por uma empresa parceira e aprovados pela comissão interna de marketing, que tinha pouco conhecimento técnico sobre o tema.


O que foi feito?

Para melhorar o resultados das ações de marketing, a rede criou uma agência interna de publicidade e propaganda, responsável por elaborar todo o material de divulgação, de tabloides e vídeos promocionais. Essa agência foi implantada aos poucos, começando com apenas um designer gráfico, e atualmente conta com três colaboradores (em 2019). Além de fazer todo o material da rede, estes colaboradores produzem materiais personalizados para as lojas associadas e são responsáveis pela administração das mídias e recursos, juntamente com a comissão de marketing formada por lojistas.


Qual foi o resultado?

A decisão de organizar a agência interna de publicidade e propaganda proporcionou mais eficiência e qualidade às ações de marketing realizadas pela rede, gerando economia, autonomia na elaboração das campanhas e qualidade superior dos materiais, que ficaram mais ajustados à estratégia da Construai. A equipe dedicada também gerou maior alinhamento das ações com os interesses das lojas da rede e facilitou a gestão de indicadores de marketing.


Fonte: "Redes, Alianças e Parcerias: ferramentas e práticas para a gestão da cooperação empresarial”(2019), Douglas Wegner.


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