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Como melhorar a geração e análise de informações de vendas para potencializar negócios rentáveis?


Em um cenário altamente competitivo, muitas empresas que optam pelo sistema colaborativo das redes de negócios, pois essa


Quem fez?

A Redlar é uma rede que teve sua origem ligada ao Programa Redes de Cooperação, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Desta forma, em 2004 teve início a criação de uma Rede de Lojas de Móveis envolvendo as cidades do Vale do Sinos, Paranhana e Caí. Totalizando 22 lojas, originou-se a Associação Sul Móveis e Eletrodomésticos. Paralelo à constituição desta Rede, foi criada uma rede do mesmo setor em Porto Alegre, composta por 24 lojas. Em Janeiro de 2005, os empresários decidiram unir-se e formar uma única rede, totalizando 46 lojas. Em 2021, a rede possui mais de 30 pontos de venda situados em mais de 20 cidades gaúchas e oferece um vasto portfólio de serviços aos seus membros, como negociação com fornecedores, realização de compras conjuntas, treinamento para gestores e funcionários, estratégias de marketing compartilhado e organização do ponto de venda.


Qual era o desafio?

Devido ao modelo de negócio, a Redlar enfrentava um grande problema de gestão da informação, pois não tinha ferramentas para unificar informações de venda e compra dos associados. Este problema acarretava em não conseguir medir os resultados e ter uma visão macro da Redlar.


O que foi feito?

O primeiro passo foi adotar um ERP padrão para todas as lojas. Desta forma, se criou um padrão na gestão e controle das vendas em cada loja. Em um segundo momento, se adotou uma “intranet” conhecida como Área Central. O software de gestão passou a fazer a captura das notas fiscais de todos os associados. Assim, foi possível ter o controle das compras de todos os associados. Atualmente a rede utiliza um software de business intelligence, o Power BI da Microsoft, com o qual consegue concentrar todas as informações de venda e compra e analisar profundamente os resultados, quase em tempo real.


Qual o resultado?

Um dos principais resultados é a melhora na preparação e negociação com os fornecedores. Agora a rede tem a informação para discutir e negociar melhor a compra de produtos. Com o Power BI, a rede entende melhor o comportamento das vendas no dia-a-dia, identificando padrões de comportamento da venda para elaborar estratégias de marketing mais assertivas. Para utilizar adequadamente as informações geradas, a rede possui em seu quadro de colaboradores um Assistente de Negociação/ E-commerce, assistente de Marketing e uma assistente administrativa financeira, que auxiliam as equipes de trabalho e a Diretoria no desenvolvimento de suas atividades. A rede também possui assessoria externa de uma agência de publicidade e uma consultoria de gestão.



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