top of page
Buscar

Como formar uma rede de redes para realizar negócios conjuntos e fortalecer as redes participantes?

Atualizado: 19 de jun. de 2023

Conheça a cooperação entre Redes Brasileiras de Móveis: Redlar, Casabem, Toklar, Quero Bahia e Todo Lar.



Quem fez?

O segmento de varejo de móveis é caracterizado por uma intensa competição, com a participação de grandes empresas e estratégias agressivas de consolidação nos últimos anos. Como consequência, também é um dos segmentos com maior número de redes e centrais de negócios no Brasil. Apesar dos bons resultados proporcionados pela cooperação, muitas dessas redes atuam regionalmente e com número reduzido de participantes, limitando a geração de ganhos de escala e o poder de negociação com fornecedores de produtos e serviços.



Qual era o desafio?

O grande desafio era criar uma rede de redes com abrangência nacional e, ao mesmo tempo, superar a competição entre redes que atuam nas mesmas regiões geográficas, formando uma cooperação em segundo nível para aumentar a competitividade dos envolvidos e gerar melhores negócios. Em alguns casos, empresas de redes concorrentes reduziram suas margens de lucro em função de guerras de preço que prejudicavam os negócios de todos.


O que foi feito?

No Encontro Nacional de Redes e Centrais de Negócios de 2015, organizado pelo Sebrae em Campina Grande (PB), a rede Quero Bahia promoveu a reunião de redes do segmento de móveis para articular um possível acordo de cooperação nacional. Nessa mesma época, as redes gaúchas Redlar, Casabem e Toklar uniram esforços no sul do Brasil com o objetivo de diminuir o conflito entre as redes, gerar confiança e ganhar competitividade. As duas primeiras redes atuam na mesma região e possuem associados que competem porta a porta. Por meio de negociações intermediadas pelo Sebrae e com a participação de representantes de cada rede, foi criada a Rede Sul Móveis. Em paralelo, essas redes se juntaram à Toda Casa e à Quero Bahia, lideradas por esta última, para concretizar uma federação nacional, denominada Rede Brasil.


Qual foi o resultado?

A formação da Rede Sul Móveis representou a parceria entre três redes que possuem 111 associados e tiveram um faturamento de R$196 milhões em 2017. Para o futuro, a Rede Sul Móveis planeja oferecer produtos com marca própria e realizar eventos de integração e capacitação dos associados. Mais do que isso, a formação da Rede Brasil, composta por cinco redes, engloba 148 associados, com um total de 258 lojas e R$320 milhões de faturamento em 2017. Por meio da parceria, as redes conseguiram reduzir em 42% a taxa de administração do cartão de crédito e em 50% os custos com a plataforma de cursos a distância para os colaboradores das lojas. Na rede nacional ocorrem negociações com oito fornecedores, beneficiando diretamente todos os associados das cinco redes participantes.



 
 

コメント


Copyright (2022) Academia da Cooperação 

bottom of page