top of page
Buscar

Como fomentar uma rede de relacionamentos e indicações de negócios, capaz de aumentar os resultados?

Redes e centrais de negócios são sustentadas por pilares organizacionais e relacionais, sendo esse segundo relacionado às dinâmicas de interação entre os associados. A manutenção de uma relação que propicie uma rede de geração de negócios, através de trocas de experiências e informações, é essencial e se dá através do alinhamento de pensamentos entre os membros e a inserção de uma cultura cooperativa entre esses.

Visando estimular uma rede de relacionamentos capazes de aumentar os resultados dos seus associados, a Redecore adotou algumas medidas para a sustentação de um pilar relacional forte e estratégico. Abaixo, conheça um pouco do que foi feito!


Quem fez?

Buscando alternativas para manter a competitividade, em 2006 um grupo de empresários atuantes nos segmentos de decoração e produtos e serviços complementares (móveis projetados, tintas, vidros, tapetes e carpetes, mármores, materiais elétricos, esquadrias e acabamentos) escolheu atuar coletivamente para abrir novas frentes de negócios, formando a Redecore. Desde a fundação a rede desenvolve ações e campanhas que aproximam os lojistas do público alvo (arquitetos, engenheiros, designers, decoradores, estudantes dessas áreas). A rede possui 11 associados e 18 pontos de venda na região Metropolitana de Porto Alegre, Vale do Rio dos Sinos, Vale do Paranhana, Serra e Litoral do Rio Grande do Sul.


Qual era o desafio?

O maior desafio da rede desde a criação é estreitar relacionamentos entre os associados para fomentar uma "rede de geração de negócios". Para isso é necessário alinhar pensamentos e pensar de forma cooperativa, seguindo o planejamento realizado coletivamente. Além disso, outro desafio da rede é padronizar a qualidade de entrega de todas as lojas associadas, desde a captação do cliente até a pesquisa de satisfação.


O que a rede fez?

A rede busca criar vínculos fortes entre os associados, por meio das reuniões do grupo, treinamentos e consultorias contratadas para auxiliar no alinhamento estratégico. Esse alinhamento e complementaridade são fundamentais para estimular as indicações mútuas de serviços. Quando um arquiteto realiza uma obra e é atendido por um associado, passa a ser um potencial cliente para todas as demais associadas da rede. O vendedor que faz o atendimento apresenta as demais associadas e busca oferecer serviços complementares. Outra ação realizada pela rede para reforçar essa estratégia de indicações mútuas e colaboração consiste em um concurso cultural, premiando clientes que tenham executado projetos arquitetônicos e de decoração que envolveram pelo menos três empresas associadas à rede.


Qual foi o resultado?

Os resultados, medidos por pesquisas periódicas de satisfação, indicam que a rede contribui para a geração de negócios e a competitividade dos associados. Ocorrem negócios cruzados entre os associados, a partir das indicações que são realizadas quando os serviços são executados. Em 2018, o concurso cultural contou com mais de 30 participantes que realizaram projetos nos quais havia pelo menos 3 empresas da rede envolvidas, indicando o sucesso da estratégia de indicações mútuas e colaboração.




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page