Quem fez?
A Rede Costa Esmeralda une pousadas e hotéis das cidades de Bombinhas, Itapema e Porto Belo, no litoral de Santa Catarina, buscando a redução de custos e conquista de mercado através de ações compartilhadas. A rede foi lançada em 2013 e tem como missão "unir, fortalecer e desenvolver empresas através da cooperação mútua, baseada em valores éticos e morais, gerando resultados positivos para os associados, clientes, fornecedores e a sociedade em geral".
Qual era o desafio?
A presença online representa um aspecto de grande importância no segmento de turismo. A busca por opções de hospedagem geralmente começa por meio da visita a sites e redes sociais. Para os pequenos empreendimentos, manter espaços virtuais atrativos, atualizados e desenvolver uma estratégia online inovadora é um grande desafio, em função das limitações financeiras e de pessoal que os pequenos hotéis e pousadas enfrentam.
O que a rede fez?
A primeira ação digital da rede consistiu em criar um website único que desse suporte à sua estratégia digital. Além de apresentar cada associado da rede, suas comodidades e características da hospedagem, o website apresenta informações sobre a região, oferece indicações de passeios e atividades de lazer. A revista digital da rede traz mais detalhes sobre a região e ajuda os turistas a planejarem sua programação, além de apresentar cada uma das pousadas e hotéis que fazem parte da rede. Além disso, a rede também é ativa nas redes sociais, principal canal de acesso dos turistas quando buscam informações sobre destinos e hospedagem.
Qual foi o resultado?
A rede conseguiu aumentar o fluxo de buscas por pousadas e hotéis dos associados. Essa primeira ação de criação de um website de divulgação também motivou os associados a darem um novo passo, com a criação de uma central de reservas únicas para todos os associados. Nessa nova plataforma os clientes fazem as reservas diretamente com a rede, sem o redirecionamento para o site de cada associado. Além disso, nesse formato não há intermediários que cobram taxas de comissionamento, como ocorre com os grandes portais de reservas. Os associados estão conectados por meio de uma intranet em que cada um informa disponibilidades e tarifas. Com essa central de reservas, os associados da rede reduzem sua dependência em relação a plataformas de terceiros que cobram valores altos de comissionamento e aumentam sua margem.
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