Quem fez?
A Rede Constru&Cia iniciou suas atividades em 1999 na cidade de Maringá, norte do Paraná, com o objetivo de ampliar os resultados dos lojistas associados. Inicialmente 12 lojistas deram início ao projeto, com o objetivo principal de conseguir espaço de mídia e criar uma marca forte. O desenvolvimento do trabalho criou a necessidade de ampliação do conhecimento e melhoria dos pontos de venda, adotando padrões de qualidade e atendimento. Para completar esse trabalho a rede tem apoio de consultorias e parceria do Sebrae para organizar e estruturar as atividades.
Qual era o desafio?
A rede tinha uma gestão desorganizada e houve um período de turbulência interna, com dificuldade de discernimento entre o principal objetivo da rede e a criação de um atacado para reunir volume de compras. As informações, regras, decisões e processos não estavam claros e acessíveis. Isso dificultava muito o trabalho de assessoria aos associados, que acabavam não participando das ações. Dificultava também o controle dos resultados alcançados nas negociações com fornecedores parceiros. A gestão era demasiadamente lenta, as reuniões não seguiam padrões e os resultados da rede não eram percebidos e assimilados pelos associados.
O que foi feito?
Ficou claro que o dispêndio de energia e recursos financeiros para manutenção do atacado deveria ser revisto. As principais práticas de gestão da rede passaram por uma rigorosa avaliação e a tomada de decisões passou a ser baseada em planejamento estratégico estruturado, com definição de ações mediante calendário programado. A fim de amenizar os problemas foi necessário encerrar as atividades do atacado e promover uma série de mudanças na maneira de negociação com fornecedores. Foi contratado um sistema de gestão específico para gestão de redes, que tem agilizado e proporcionado uma nova retomada do crescimento da rede, pois contribui com informações precisas e assessoria na tomada de decisões com menor tempo de avaliação.
Qual o resultado?
A rede conseguiu reduzir significativamente o tempo para tomada de decisões estratégicas. Fortaleceu o relacionamento com os fornecedores e ampliou o número de parcerias. Além disso, abriu espaço para uma gestão mais profissional, personalizando o atendimento a cada lojista com relação às suas necessidades específicas. Padronizou o layout e uso da marca em 100% das lojas. Técnicas de merchandising são difundidas constantemente entre os associados para estimular as vendas.
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