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Aumentando a legitimidade da rede por meio da organização de feiras do setor


Quem fez?

A Autorede, fundada em 2005, atua no setor de reparação automotiva e conta com 20 associados no estado do Rio Grande do Sul - mais especificamente em Porto Alegre e na região metropolitana. A rede foi formada com o apoio de um programa público e parceria com a universidade Feevale, que promove a cooperação de empresas de pequeno e médio porte. Através da adoção de estratégias coletivas que fomentem a cooperação e com o objetivo de potencializar a competitividade do associado no mercado, a rede oferece um vasto portfólio de serviços. Os membros da Autorede podem contar com assessoria jurídica, padronização visual, negociação em conjunto, reuniões técnicas, visitas, palestras e confraternizações.


Qual era o desafio?

A rede precisava aumentar sua legitimidade no mercado e ganhar reputação para conseguir atrair novos associados. O mercado de autopeças e mecânicas é desfragmentado e com alta concorrência. Muitas oficinas mecânicas não possuem interesse em se aliar a uma rede associativa porque desconhecem as vantagens de participar de iniciativas como essa.


O que a rede fez?

A rede atua todos os anos como apoiadora e membro do comitê responsável pela organização de uma das principais feiras do segmento de autopeças no Brasil. A feira é reconhecida por apresentar novidades de expositores do setor de reposição de peças automotivas e equipamentos para reparação automotiva, além de gerar negócios e relacionamentos para o público de fabricantes, distribuidores e varejo de autopeças, fornecedores de equipamentos e serviços para oficinas mecânicas de veículos leves, pesados e comerciais. Na prática, os diretores e a gestora da Autorede montam um comitê de organização da feira, junto com a diretora comercial do centro de eventos, escolhem e definem os palestrantes do evento. De acordo com a gestora da rede, “fazemos reuniões para definir a grade de temas”. Além disso, a rede se torna um agente central na divulgação da feira. “Nosso marketing fica linkado com o marketing da feira e do Centro de Eventos.”


Quais foram os resultados?

A atuação na organização das feiras oferece grande ganho de visibilidade para a rede, fazendo com que um maior número de possíveis associados tenha contato com a marca. Por participarem do comitê de organização do evento, os associados acabam tendo acesso a informações privilegiadas como, por exemplo, quais serão as atrações da feira. Além disso, o contato com as instituições apoiadoras e com os demais participantes da organização do evento permite que a rede estabeleça novos contatos de profissionais de mercado, conheça novidades, tendências e serviços que podem ser de interesse dos seus associados. Ainda, a integração da rede com os canais de divulgação do evento também é positiva, pois permite que mais pessoas transitem pelas redes sociais da Autorede e a sigam nas plataformas digitais, gerando captação orgânica de leads. Esse posicionamento fortalece a legitimidade da rede com os fornecedores, que passam a vê-la como influenciadora no segmento de atuação. O aumento de legitimidade repercutiu no crescente interesse da indústria em realizar negociações de preços de insumos diretamente com a rede, sem a presença de intermediários. Além disso, o ganho de visibilidade da marca também aumentou a proximidade dos fornecedores com os associados da rede, favoreceu o esclarecimento de dúvidas técnicas dos associados, relativas aos produtos vendidos pelos fornecedores. A indústria, por sua vez, tem interesse em fazer a conexão direta com os aplicadores, com o objetivo de evitar atravessadores e para entender a realidade da aplicação.


Quais são as recomendações para outras redes?

O sucesso da prática está diretamente relacionado a participar como apoiador ou organizador de eventos relacionados ao seu setor. Essa pode ser uma estratégia para ganho de visibilidade e angariar novos lojistas para sua rede, e possibilitará aos gestores da rede acessar informações antecipadas e privilegiadas de mercado, como por exemplo, novas empresas do mercado (fornecedores, investidores potenciais associados).


Fonte: Gestão de Redes e Centrais de Negócios - Estratégias e práticas, Pr. Dr. Douglas Wegner e Aruana Rosa Souza Luz.


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